Entrevista

Preparador físico do Lobo avalia início da pré-temporada

Aos 52 anos, Rogério Trentin fala dos primeiros dias de treinos com parte do grupo do Pelotas e projeta sequência do trabalho

Foto: Fernando Rascado - DP - Profissional concedeu coletiva ontem na Boca do Lobo

O preparador físico Rogério Trentin é mais uma novidade do Pelotas para a temporada 2024. Neste ano ele será o principal responsável pelo setor, tendo Roberto Recart como seu auxiliar na comissão técnica liderada por Paulo Porto. Aos 52 anos, Trentin conhece bem os caminhos para chegar à elite do Campeonato Gaúcho. Ele conquistou o acesso pelo União Frederiquense em 2021 e ano passado pelo Santa Cruz, recolocando o Galo na primeira divisão depois de dez anos.

Em 2024, o preparador iniciou a temporada no Andraus, equipe que disputou a primeira divisão paranaense, mas foi eliminada na primeira fase. No Pelotas, a pré-temporada começou na segunda-feira. Neste primeiro momento, Trentin trabalha para igualar as diferenças físicas do elenco, que tem atletas que estavam disputando outras competições neste ano em clubes anteriores. Mas existem também jogadores parados há vários meses, como o meia Clayton.

“Atletas assim a gente tem todo um cuidado na forma de trabalhar com eles. Sempre muita conversa, monitoramento de GPS. O que ajuda bastante é ter o Roberto Recart aqui comigo, um baita profissional. A gente, em dois, consegue dar uma atenção especial para jogadores desse tipo”, disse Trentin sobre Clayton em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (7).

Em relação ao período da pré-temporada, Trentin explica que de 40 a 45 dias é o tempo ideal de duração e que o Pelotas deve fazer no mínimo três testes entre amistosos e jogos-treino. Hoje o Lobo trabalha com 15 jogadores. Ainda faltam contratações e a chegada de nomes que vinham atuando em outros times como Igor Bosel, Jacone e Flávio Torres. Com o grupo sendo montado durante os treinos e considerando a diferença física entre o elenco, o preparador do Lobo acredita que somente após o começo da Divisão de Acesso a equipe estará nas melhores condições.

“Início de campeonato os atletas ainda não vão estar 100%. Durante os primeiro jogos a gente vai conseguir igualar todos. Nós estamos ainda com um grupo pequeno e tem muita diferença de atletas que estão há muito tempo parados e outros nem tanto”, afirmou.

“Trabalho e vontade não vão faltar”

O novo preparador físico áureo-cerúleo também aproveitou para deixar uma mensagem ao torcedor do Lobo pedindo que apoie e acredite no projeto do clube em 2024.

“A gente vai fazer de tudo para subir o Pelotas novamente e podem ter certeza de que trabalho e vontade não vão faltar”, completou.

Experiência

O preparador físico áureo-cerúleo acumula experiência em várias equipes do interior do Rio Grande do Sul. Além de fazer parte das campanhas dos acessos de União e Santa Cruz, Trentin esteve no São Luiz e no São Gabriel.

Fora do Estado, passou por Operário (MS), Camboriú (SC) e Caçador (SC). Mas o mais longevo trabalho de Trentin ao longo da carreira aconteceu na Chapecoense. Entre 2008 e 2010, integrou a preparação das categorias de base.

Depois, até 2016, esteve como auxiliar de Anderson Paixão na função na comissão técnica da equipe profissional do Verdão do Oeste.

Elenco na pré-temporada

Ainda com grupo desfalcado, o Pelotas está treinando com os goleiros Vitor (23 anos), Enzo (21); os laterais João Marcos (21) e Duda Haas (29), os zagueiros Yuri Bigode (29); Lucas Costa (19), Paulo Lucas (22) e Gabriel Dyghaná; os meio-campistas Christianno (32). Clayton (32) e Arthur Vanzela (20); e os atacantes Léo Ferraz (21), Nicolas Ferri (23), Erick Gabriel (18) e Vitor Figueredo (21).

A Divisão de Acesso começará em 14 de abril e o Áureo-Cerúleo está no grupo B ao lado de Bagé, Inter-SM, São Gabriel, Lajeadense, Monsoon, Aimoré e Futebol com Vida.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Como chega o Grêmio, adversário do Brasil no domingo Anterior

Como chega o Grêmio, adversário do Brasil no domingo

Igor Bosel e Jacone não disputarão a Divisão de Acesso pelo Pelotas Próximo

Igor Bosel e Jacone não disputarão a Divisão de Acesso pelo Pelotas

Deixe seu comentário